Maestro

Fernando Manuel Pereira Lino, natural de Torres Vedras, iniciou os seus estudos musicais na Banda de Musica da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense, aos 12 anos com o professor Gonçalo Silva, tendo como 1.º instrumento Bombardino, continua a sua aprendizagem frequentando aulas de formação musical e órgão com o professor Raul Onofre na Academia Musical Vitorino Matono, mais tarde colabora com a Banda de Musica dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras como executante de Bombardino, aos 18 anos ingressa na Banda do Exercito fazendo toda a formação inerente á respectiva Banda sendo colocado como instrumentista de Trombone de Varas. Mais tarde sai do Exercito e dedica-se á música ligeira.

Em 1998 como Monitor e com a colaboração do Maestro José Silva restrutura a Escola de Musica da S. F. I. Aldeia Grandense, onde exerceu a respectiva função.

Em 2001 frequentou o curso regional de Regência de Bandas Filarmónicas do INATEL, com os professores Adelino Mota e Carlos Marques.

Em 2002 participou no Curso de Direcção de Banda realizado na Banda Marcial de Fermentelos e orientado pelos Professores Robert Houlihan, Adelino Mota e Carlos Marques.

Em 2003 participou no Curso de Direcção de Banda realizado na Orquestra Filarmónica 12 de Abril em Travassô e orientado pelos Professores Robert Houlihan, Adelino Mota, Carlos Marques e José Pedro Figueiredo. No mesmo ano participou no Curso de Direcção de Banda realizado pela Federação Distrital de Bandas Filarmónicas de Lisboa, realizado na S. F. Ermegeirense com os professores Adelino Mota e Carlos Marques.

Em 2006 participou no Curso de Direcção de Orquestra de Sopros realizado em Peniche, com a Orquestra do 10.º Curso de jovens músicos, organizado pela Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Leiria e orientado pelos Maestros Henrique Piloto e Rui Carreira.

No mesmo ano frequentou o Curso de Pedagogia Musical da Associação Wuytack de Pedagogia Musical com o professor Jos Wuytack.

Actualmente é Maestro na Banda de Musica da União Filarmónica de A-da-Gorda e simultaneamente coordenador da Escola de Musica da mesma Banda.